AULA 19. A tradição do Fragmentário


Este tópico serve para se entender desde onde se pode encontrar a fragmentação na arquitectura (e não só).

Desde o renascimento, o pintor Giulio Romano já representava nas suas pinturas a fragmentação do mundo, pois apenas num só quadro eram apresentados dois momentos, cada um com sentido diferente, momento divino/terreno.

La battaglia di ponte Milvio, 1520-24, Roma
Giulio Romano

Nesta pintura é possível observar o caos aparente onde está a acontecer um momento. A unidade da composição da imagem está na fragmentação dos vários momentos. Em cada pedaço (acontecimento) que se passam na batalha está representada a fragmentação. A própria batalha são pedaços agregados num só quadro, onde podia ser mostrada uma só parte, e era possível a compreensão de todo o quadro.

Karlskirche, Viena
Fischer von Erlach, 1715 – 37

Existe uma sobreposição de partes independentes de elementos. São usados estilos completamente diferentes para criar uma composição (sobreposição de fragmentos para criar um novo estilo arquitectónico).

Campo Marzio
Piranezi

É a representação ideal da cidade de Roma como uma cidade complexa (para gerar uma nova ideia de cidade). Enfatiza o caos aparente que existe na estrutura para mostrar uma cidade complexa que faz sentido pela agregação das suas partes, cada uma com a sua geometria, mas forma por fragmentação uma nova ideia de cidade.

Strawberry Hill, Middlesex
Walpole, H. 1750

É criada a ideia de ruína. O Pitoresquismo é uma corrente artística inglesa onde são valorizadas as qualidades visuais, onde este edifício também faz parte.
Um falso castelo antigo com pedaços de elementos clássicos para ter o objectivo do envolvente ficar mais perto. A ligação dos fragmentos que são levados para o interior para se criarem falsas abóbadas góticas. Existe a introdução de uma nova arquitectura por fragmentos de diferentes estilos.


Exemplo de uma pintura:

“Natureza Morta”
Le Corbusier

Existe uma abstracção do ponto de vista da procura da essência e fragmentação pela sobreposição de elementos que formam uma nova realidade.

O quadro é uma colagem onde com pedaços de realidades figurativas é criada uma composição abstracta onde são sobrepostos diferentes elementos temporais.
Para Corbusier, a fragmentação é a manipulação do conceito do tempo.

Museu Judeu, Berlim
Libeskind, D.

A fragmentação do próprio edifício cria um novo movimento, o desconstrutivismo, isto é, a desconstrução de formas pela agregação de outras formas diferentes.