AULA02. O início da ideia na arquitectura


Para melhor se entender a origem da ideia na arquitectura recorreu-se à teoria das ideias de Platão. Para Platão existem dois mundos diferentes, arkhe que era um mundo virtual, das ideias, dos sonhos, da ideia artística, da criação; e thelos que seria um mundo real, material, das formas, da formalização material.
Existem quatro níveis na ideia arquitectónica, que são:

1. Não há fórmulas que expliquem as ideias, logo é difícil explicar o que é a arquitectura;
2. É preciso ficar com a ideia durante muito tempo;
3. A ideia é a origem da forma;
4. A ideia tem vida própria, pois o arquitecto tem de a saber controlar.

A partir destes tópicos podemos concluir que a forma é um elemento que tem alguma materialidade (mundo da realidade); a ideia está na origem da forma arquitectónica, isto é, uma ideia apenas pode dar solução a muitos problemas (de acordo com determinados problemas, surge uma a ideia que vai dar lugar ao resultado como solução dos mesmos), pois um projecto tem uma ideia prévia, que vai obter soluções.
Por exemplo, a ideia de centralidade surge de diferentes programas/problemas e é materializada de diferentes formas, mas sendo a ideia central a mesma.

Alguns exemplos que demonstram a ideia de centralidade:

Panteon, Roma (S. II d.C.)
Adriano

Santa Maria de Fiori, Firenze 1418
Brunelleschi

Cenotafio de Newton 1784
Boullé Etienne-Louis

Befreiunshalle (Sala das Liberdades), 1843
Klenze, Leo von

Biblioteca de Estocolmo, 1920-28
Asplund, Enk Gunnar

Museu Guggenheim, New York 1959
Wright, Frank Lloyd

Lumiere Park Café 1999
Sejima, Kazuyo