AULA 22. Tipologia como referência


“Tipo” vem do Grego typos, que significa cunho, molde. O significado no dicionário, s. m., Tip, cada um dos caracteres tipográficos. Conjunto dos caracteres essenciais que distinguem uma classe; indivíduo ou coisa que reúne em sim esses caracteres. Isto é, um símbolo, um cunho, um modelo.

As diferentes tipologias na história são:

1. Roma: a tipologia era as termas, os aquedutos, os teatros, anfiteatros…;
2. Idade Média: catedrais;
3. Renascimento: palácios;
4. Séc. XIX: hospitais, prisões…;
5. Séc. XX: novas formas de habitação (edifícios públicos).

Interpretações clássicas: “tipologia”A concepção platónica: “tipo – ideia”Platão afirma que o tipo está na ideia e não no elemento construído, mas sim na forma.

Por exemplo, a igreja unitária Rochester de Louis Kahn e a Santo Spirito de Brunelleschi (ordenadamente de cima para baixo nas imagens) são duas igrejas com formas diferentes, mas que partilham a mesma essência.

Concepção aristotélica: “Tipo = realidade”

É necessário estudar a forma para compreender uma tipologia.

Exemplo da cabana primitiva e a casa moderna (Rudin House de Herzog & de Meuron), onde existem elementos comuns nos espaços interiores.

Categorias da tipologia

1. Forma (planta): pode ter uma tipologia cruzada ou centrada;
2. Estrutura (secção): abobadada ou de lintel;
3. Carácter (fachada): diferentes ordens de colunas.


O nó é o encontro de dois elementos e a grinalda (na arquitectura) é a sobreposição de nós para criar abrigo para enaltecer o espaço. A essência da arte está na maneira que se pinta, que se dobra.

Protótipo: primeiro tipo, modelo padrão, o modelo mais perfeito. É o modelo que serve para repetição que já foi transformado.
Arquétipo: moledo dos primeiros seres criados; padrão; o criador do universo. Filós. Modelo ideal, na filosofia idealista e particularmente em Platão, sinónimo de ideia, protótipo ideal.

A cabana primitiva

Existem nós que estabelecem a estrutura da cabana. A grinalda vai “vestir” o edifício. O conjunto da estrutura de nós e grinaldas serve para proteger o fogo (casa) para que as condições não estraguem/apaguem o fogo.

1. Montar:
Nó como construção (firmitas);

2. Modelar:
Fogo (lar) como sendo a organização (utilitas);

3. Tecer:
Grinalda usada nas fachadas para vestir o edifício (venustas).