AULA 14. Os traçados reguladores


“Do crescimento fatal da arquitectura. A obrigação de ordem. O traçado regulador é uma geometria contra o arbitrário. Proporciona a satisfação do espírito.
O traçado regulador é um meio, não é uma receita. Sua escolha e suas modalidades de expressão fazem parte integrante da criação arquitectural”.

“Diferentes formas são diferentes sensações, e se controlarmos as formas, já sabemos quais são as sensações que vamos transmitir”.

Portanto, Le Corbusier está a estabelecer um método para usar em toda a sua arquitectura, mas não é o objectivo final, ele preocupa-se com a satisfação do espírito.
Corbusier evita a arbitrariedade e então, estabelece um método objectivo para a arqutiectura. Porque, geometria (ferramenta de utilização livre) é só um meio, e não um fim.

Ville Schwob, 1916
Le Corbusier

Com uma planta clássica, simétrica (tentando fugir à simetria). O traçado regulador verifica-se apenas na fachada. Utiliza a proporção áurea.

Maison Citrohan, Paris
Le Corbusier, 1920

Dois muros de betão armado com as medidas efectuadas tendo em conta o traçado regulador. Existe uma escadaria lateral que quebra a simetria.

Le Modulor
Le Corbusier, 1945

O homem como centro da geometria, que Corbusier já tinha estabelecido nas suas fachadas.