AULA 11. Factores da forma arquitectónica


Em seguida analisou-se o edifício do Governo Civil em Tarragona de Alejandro de la Sota 1959-63, de acordo com a sua forma através do processo arquitectónico.


1. Contexto Arquitectónico (Lugar)

Onde? (Lugar)

Porquê?

Estamos a criar uma forma arquitectónica. O contexto vai determinar a forma arquitectónica, isto é, é diferente construir na Covilhã (montanha) do que construir em Lisboa.

É uma função que está ligada à ideia.
O contexto do projecto será construir um governo civil (edifício de administrações e uma série de habitações).
Existe uma ideia de representatividade (forma horizontal).
Para que criamos a forma?

2. Função

Factor que é determinante para a forma. Onde é criada uma base horizontal e divididas as habitações principais e secundárias entre a base horizontal.

3. Composição (estética)

Porque precisamos de geometria?
Porque precisamos de escala?
Porque existe harmonia na forma arquitectónica?
Porque existe eixo de simetria?
Porquê esta composição?

Existem, nesta fase uma série de perguntas que têm que ser feitas. Pois existem diferentes percepções da forma. Onde os diferentes pisos têm janelas que parecem ter sido puxadas para criar algum movimento no edifício.


4. Construção

Esta é a fase onde vários factores externos vão actuar na arquitectura. Como a qualidade do material da arquitectura que será um factor externo ao arquitecto que vai mudara percepção do espectador.
Todos os factores externos modificam/ligam o sucesso para que a arquitectura seja diferente.
Por exemplo, Kahn afirma que, uma modificação no “como” (projecto) pode ser um sucesso ou um fracasso para uma ideia arquitectónica. Isto devido aos factores externos.