AULA 05. Onde estão as ideias


“Interessa-me a arquitectura que evolui. O meu lema é que tudo é relativo e, por suposto, nada é absoluto. Por essa razão eu aposto na leveza”.
Toyo Ito
Tokio 1941

Nesta parte da matéria, ainda sobre as estratégias frente a ideia, analisámos várias citações e edifícios do arquitecto Toyo Ito, e pudemos ver onde estão as ideias nas obras do arquitecto. Ficámos a conhecer as suas qualidades arquitectónicas que são elas a leveza, a transparência e a fluidez que o artista faz deixar sobressair nas suas obras.

“Na natureza, nem todas as pedras são sólidas”.
Toyo Ito

“Há arquitectos que pensam no primeiro termo uma forma, e outros imaginam primeiramente um espaço. Eu sou dos últimos”.
Toyo Ito

Toyo Ito quer sobressair nas obras criadas, a ideia como estratégia, onde a arquitectura deve sentir-se bem antes de ser entendida, isto é, temos que sentir a arquitectura para relacioná-la como obra de arte. A ideia é sentir a arquitectura relacionando-a como obra de arte ainda antes de a entendermos.

Mediateca Sendai, 1994-2000
Ito, Toyo

Numa caixa transparente, ele tenta criar elementos fluidos, como estas colunas orgânicas que se erguem e sobem pelo edifício até ao topo.
O objectivo de Toyo Ito é a gravidade, ou melhor, quer transmitir a sensação de que a arquitectura seja um elemento leve sem gravidade.

Torre dos Ventos, Yokohama
Ito, T. 1986-1995

É um exemplo de transparência e materialidade no que toca à qualidade arquitectónica de Toyo Ito. Existe uma influência do que rodeia o edifício. O projecto é uma espécie de pele electrónica que esconde uma série de máquinas de ventilação.

Instalação Health Futures
Expo Hannover
Ito, T. 2000

A luz é um material que não ocupa espaço e alem disso podemos controlá-lo como material.

Café Pavilhão, Galeria Serpentine, Londres
Ito, T. 2002

Neste edifício existe a ideia de ligação interior/exterior, uma ideia de sustentabilidade.

Pavilhão Brugge
Ito, T. 2002

É criada a relação interior/exterior através da leveza das linhas hexagonais de aço.

Em geral, a ideia de Toyo Ito é a de passar o compacto para algo mais leve, onde o elemento artístico da arquitectura era o acto de criar emoções.